CNN.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ricardo Maffia : VICTOR FRANKL E O SIGNIFICADO DA VIDA - UM GIGANTE DA ALMA - Quem tem um Porque enfrenta qualquer Como ( Créditos Fotos : NASA)



Victor Frankl é um Gigante da Alma Humana.




Preso em um campo de concentração presenciou seus familiares indo para o martírio no próprio campo de concentração onde estava preso durante a segunda guerra mundial. Havia casado recentemente e viu sua esposa e pais irem para as camaras de gás. Como suportou tudo isso? O que pensou de sua vida? Como lidou com uma Realidade aparentemente surreal com contornos de pesadelos tácitos e tangíveis? Perdeu tudo - não tinha mais nada e sim apenas o sofrimento. Do nada , manteve sua Fé aliada com uma Genialidade em uma alto grau que o ajudou a manter um equilíbrio psicológico sem precedentes.

Neste período trágico de sua existencia tinha que trocar um cadarço de seus sapatos em troca de uma sopa rala de batatas. Viu seus compatriotas e amigos serem executados ou submetidos à experiências mortais; aliás muitas experiencias que fizeram inescrupulosamente e injusta com os Judeus nos campos de concentração , uma tragédia sem ter adjetivações , no mínimo uma psicopatia coletiva.

Muito bem; Victor Frankl superou tudo isto e deixou um legado que é sua obra imortal. O resultado de seu martírio foi uma corrente da psicologia que ele ( Frankl) criou : A Logoterapia. Poucos ,muito poucos suportariam o que Frankl suportou.

Victor Frankl é um Gigante de Alma - Ele é A Força do Exemplo.

Atualmente , de outra forma muitos seres humanos são martirizados. Crianças que a cada vinte segundos morrem de fome no mundo. É estatístico.Tráfico de órgãos , de pessoas , entre tantas coisas.

A Internet , como já afirmei anteriormente é uma metáfora que significa que estamos conectados e através desta ferramenta poderosa pode-se conscientizar pessoas , milhares até , para se evitar , parar , ações que degradam a natureza humana e a civilização. Pode-se inspirar ao despertar coletivo do Real Sentido da Vida.

Pessoas que estão com a vida estável ,até financeiramente muito bem , uma vida com muitas  oportunidades e que  vivem reclamando de seus empregos , famílias , grupo social. Ao invés de realizarem um planejamento estratégico eficiente perdem tempo em reclamações , um queixar cronico de suas próprias vidas sem perceberem o quão ricas são suas vidas. O queixar-se de angústias é natural e saudável pois se está querendo ajuda e  não importa qual a dor , deve-se resolutamente e sem sentir-se em estado de humilhação , muito embora alguns poderão ter atitudes inconscientes contra quem esteja sofrendo e sejam atitudes que humilhem ;à partir disso , repito , partir resolutamente à pedir ajuda e agir . Quantas pessoas que vivem em Comunidades , pessoas honestas , lutadoras e que são metaforicamente Victor(s) silenciosamente superando suas tragédias ou angústias da vida , deixando um caminho silencioso mesclado de exemplos de superação!

Victor Frankl superou tudo - a sua história comprova esta afirmação.

E o que falta para muitas  pessoas?

Sentido de Vida. Propósito de Vida.

É isto: O Real Sentido da Vida. Isto que Victor Frankl nos deixou ao afirmar que uma vida com sentido é uma vida com um propósito.


Todos temos um propósito nobre à realizar e a não descoberta deste propósito é o que leva ao sofrimento existencial o que ocasiona muitas ações desencontradas.

A Busca pelo Significado da Vida. 

A Bíblia está repleta das futuras ações inconscientes da humanidade , ao mesmo tempo que indica Caminhos para se evitar desencontros. A Bíblia , inclui-se a Torah ( O Livro da Lei- Antigo Testamento) , é um verdadeiro Mapa Psicológico e Espiritual.

Como se descobre e se trilha este Caminho?

É individual a descoberta e inefável a vivencia.

O simples fato de querer realmente já é um Sinal importante para perceber algo que reside no íntimo de todos - O ETERNO.

Na realidade é um passo importante para o aproximar-se do ETENO.

A verdadeira Divindade que está em nosso íntimo e poucos sabem dela pois à procuram fora.

Esta percepção é o que deixa claro O Significado da Vida.

Isto , Victor Frankl comprovou através do exemplo de sua obra e vida.

Krishna , Buda , Moisés , Maomé , Cristo; não importa a religião , todos estes Avatares indicaram a necessidade de se descobrir este propósito e mais; demonstraram que todos nós estamos conectados e somos responsáveis quer queiramos ou não pelo rumo de nossa civilização. Hoje esta afirmação é real. É fato.

Que a Vida , a Obra , o Exemplo de Victor Frankl calem fundo em nossas almas nos momentos de vicissitudes. Nossas dores , angústias são reais e não devemos nos sentirmos fracos por sentirmos dores , angústias. Não devemos nos sentirmos culpados ou fragilizarmos ainda mais nossa autoestima se temos problemas e nos expomos em um ato de compartilhá-los com alguém em um momento de desespero que necessitamos de ajuda. O problema , o desafio que Victor Frankl passou pode ser , de certa forma , muito maior de que muitos problemas da maioria das pessoas , porem os problemas pessoais são reais e tem a dimensão real para cada pessoa. O exemplo de Victor Frankl deve servir e serve para nos inspirar , nos fortalecer e sabermos de que ele ( Victor Frankl) em seu esforço hercúleo , gerou ações e dessas ações recebeu o apoio do ETERNO - DEUS e nós poderemos receber este apoio que poderá surgir por caminhos nunca antes suspeitados e por pessoas que talvez não conhecemos ou que possamos conhecer e  poderão estender suas mãos benéficas e abençoadas. O ETERNO age de uma maneira nunca perceptível.

As Verdadeiras Mãos que se Estendem não são apenas temporárias - além de serem reais ,  não julgam , são pró-ativas e estão sempre presentes.

Quem tem um Porque Enfrenta qualquer Como ( Victor Frankl). Quem descobre Seu Sentido de Vida tem Fé e quem tem Fé tem O ETERNO.


Victor Frankl provou que o ser humano tem em si a semente de Ser Humano e mais que isso.


Ricardo Maffia