CNN.com

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Ricardo Maffia :À ESPERA DE GODOT - A EFERVECENCIA DA CRISE DA CONSCIENCIA PLANETÁRIA . Uma Cronica sobre as Angústias do Espírito Humano - Creditos Imagens : NASA



A humanidade encontra-se face a face a um vazio existencial.

Mesmo com todos os avanços tecnológicos o que permite Redes Sociais Digitais nunca houve na história até o momento que vem de longe , tanta insatisfação em uma busca frenética por Felicidade que não se sabe o que é.

Samuel Beckett , Dramaturgo (pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Beckett ) , expôs bem esta condição no árido porem genial Esperando Godot ( Beckett não define quem é Godot , porem pela lógica de sua narrativa é um pseudônimo de DEUS ou uma Nova Consciência Social- Planetária ).

Se observarmos , tanto Platão , Sócrates , Teilhard de Chardin e tantos outros filósofos se alinham com o pensamento de Beckett.

Platão com sua Caverna , Sócrates com o seu instigar as pessoas à pensarem por si mesmas , porem a maioria não pensa por si mesma e as que tentam não tem certeza de suas definições , conclusões ou pensamentos; assim sendo , ficam esperando Godot .

Muitos vestem Godot de acordo com suas próprias crenças porem suas crenças geralmente não resultam no preenchimento do vazio existencial que sentem ou vivenciam.

Nota-se assim um frenesi , uma busca desesperadamente disfarçada em que se mesclam tradições ou pensamentos desde um misticismo distorcido  ao Iluminismo sem se chegar à respostas .

Problemas emocionais , de relacionamentos , profissionais , sociais , familiares , vetores estes constantes como em um caleidoscópio míope.

As Redes Sociais existem desde quando os seres humanos e até os animais surgiram na face da Terra ; e por que não as vidas microscópicas também? Tudo interage.

O Homem das Cavernas criava suas Redes Sociais ao reunir-se ao redor de uma fogueira para interagir com os seus. Esta tradição foi se estendendo , aperfeiçoando-se até chegarmos nas Redes Sociais Digitais. E o que nota-se são  muitas coisas boas , troca de informações construtivas ao mesmo tempo que uma rede incongruente onde participam pessoas que estão sem rumo e buscam encontrar este rumo .

Estas Redes , são instrumentos  também de verdadeiras Catarses Digitais

Isto é bom porem é um importante Indicador que mesmo através das Redes se espera Godot- uma resposta , uma luz porem com uma bateria interior descarregada.

Os Avanços Científicos extraordinários que iniciam uma Convergência com as realidades transpessoais tornaram-se um instrumento importante e vivencial para a descoberta , ou melhor , a gradual retirada do véu da insensatez humana. Apesar do século XXI , muitos ainda vivem com modelos de comportamento da Idade Média.

Os Sistemas Sociais não mudaram significativamente , desde os senhores feudais , a era Vitoriana ou nos primórdios da Revolução Industrial ; na realidade se entremesclaram e os patamares estamentais ainda estão presentes com muita força e a responsabilidade é de dupla-mão

Montesquieu que lançou , escreveu , um código - O Espírito das Leis , tenho certeza que se estivesse presente ou de onde estiver , encontra-se desconcertado e perplexo.

A Ética é Coletiva. Um sistema social tem sua ética , mas um grupo social pode ter uma outra ética , grupo este que pode fazer parte de um mesmo sistema social. Mas isto não é democracia? Não. Não existe democracia absoluta e sim graus de Democracia ( Ricardo Maffia). Sempre foi assim, só que muitos não percebem e ao não perceberem não entendem o porque de tantos desencontros.

Na esteira do pensamento acima , com a Interconectividade percebemos , quando realmente queremos perceber , um conflito Ético nas mais variadas áreas da vida humana. Este conflito ético gera distorções cognitivas , às mais variadas e comportamentos incongruentes.

Um pai , mãe de família podem ser excelentes profissionais , mas desencontrados no plano moral em suas transações comerciais ou familiares. Podem ser pessoas integradas à vida social , até política ( aliás já desde algum tempo a maioria dos políticos tanto de nosso país como em ambito mundial são medíocres no plano moral e administrativo ) porem camuflados em seu caráter. Isto é um Indicador dos conflitos éticos que resultam nas distorções cognitivas e distorções pessoais.

Estamos , nos encontramos , em uma fase da evolução humana ímpar pois há um Tipping Point , um ponto de inflexão em que estas realidades camufladas estão à surgir em uma fúria impulsionada pelo atavismo da Espera de Godot e esta fúria inconsciente que se torna cada vez mais consciente abrange a Homeostase Global que está à saltar para uma outra Homeostase mais aperfeiçoada , porem não antes sem  angústias.Uma questão de observar sem distorções. Isto é Real.

As Redes Sociais , a Interconectividade provam isto que escrevo.

Tudo indica que uma ética mais abrangente acena seu advento.

Godot vai chegar quando uma boa parte ou uma parte significativa em Qualidade de Consciência despertar e perceber que faz parte de Godot e que na realidade é em algum grau o próprio Godot.

Com certeza , como o próprio Shakspeare afirmou , sobre o palco em que desvairadamente vive a humanidade , tudo indica que realmente Godot está a caminho.


Ricardo Maffia