sábado, 26 de março de 2016

Ricardo Maffia : O SUBLIME AMOR HUMANO - A MELANCOLIA DA EXISTENCIA - O DISCIPULADO - Créditos : Arte e Foto NASA




Para mim o grande desafio do ser humano , de todos nós é realmente saber o que se quer da vida.

Não é somente o concluir uma Universidade , formar uma família.

Na realidade concluir uma Universidade e formar uma família já são desafios importantes face a situação do mundo atual. Quem consegue isso já é praticamente um herói.

Penso que constituir uma família é algo extraordinário. Filhos , tornam-se o ideal principal na vida de todos os pais.

Acredito também que quando a pessoa encontra o verdadeiro amor da vida dela , este amor é capaz realmente de fazer milagres , pois a pessoa Renasce , não obstante os problemas que possam existir em sua vida , ela ( a pessoa) Renasce. Encontra forças que pensava que não as tinha. A força do amor transcende a insegurança que pode estar presente em períodos difíceis , as vezes por anos. Esta força impulsionará a pessoa a conquistar o que lhe é de direito na vida e também criar futuros direitos , ou seja , ambicionar saudavelmente condições melhores impulsionada pelo amor que sente por quem ama.

Este amor verdadeiro é tão transcendente aos paradigmas sociais que não obstante possa haver ciúmes , o que é um sentimento normal , porem este ciúmes não superará o sentimento de amor , pois quem ama verdadeiramente deseja o melhor para a pessoa amada , e isto não é um clichê e sim uma realidade. Ciúmes doentio não é amor é algo que é patológico e teve um gatilho para ser desencadeado.

O verdadeiro amor é algo que mesmo não sendo correspondido( a) pela pessoa amada , é uma sublime poesia existencial , embora Platônica , que pode- se sentir com o peito rasgado de angústia mas que ao mesmo tempo eleva. Este amor não próximo , torna-se próximo pelo sentimento que se vivencia e este sentimento é tão Nobre e Sublime que inspira quem o vivencia , mesmo não podendo realizar o sonho daquele amor. Os que passam ou passaram por este estado absolutamente existencial , não podem nutrir a sensação de fracasso e sim de privilégio pois poucos na realidade percebem este ápice da natureza humana.

Quanto aos que concretizaram o sonho de estar com a pessoa amada , verdadeiramente valorizam e tem renovado este sentimento a cada dia , pois é o amor real.

Mas e alem disso ?

Alem disso , é o propósito , o motivo da existência . Poucos realmente descobrem este propósito e não há fórmulas para descobrir este propósito. Pode-se filosofar a respeito mas não há um método para tal.

É o enigma de cada existência individual e se este enigma não é resolvido , corre-se o risco de se ter uma vida ao passar dos anos , com um sentimento de vazio , embora com a sensação do dever cumprido , realmente no fundo , lá no fundo mesmo , há uma Melancolia , a Melancolia da Existência. Todos sentem isso , mesmo não tendo as condições de não se conseguir expressar em palavras , por questões culturais ou outras , não importa.

A Melancolia da Existência é algo que é similar à Distimia – uma forma leve de Depressão mas que persiste a vida inteira.

Muitos já nascem com isso. Tem esta Melancolia da Existência e assim sendo , instala-se uma Distimia que interfere no dia a dia. O tratamento clínico para a Distimia é desejável , pois ajudará e muito , porem alem do tratamento necessário em função de aspectos genéticos e químicos cerebrais ( o que não é demérito para ninguém ) , no fundo a pessoa vem para esta vida com um propósito singular e importante , e ela terá que descobrir , sem delírios.

O verdadeiro amor preenche e muito este aspecto existencial , mas e quando a pessoa amada parte antes ?

Neste ponto , chega-se novamente ao propósito da existência – O Dharma. Este é o Caminho do Discipulado Real.

Somente quando se adentra a este caminho verdadeiramente discipular é que começa-se a notar os vislumbres do significado existencial. Este Caminho não está em lugar algum e ao mesmo tempo em todo lugar. O verdadeiro caminho Discipular não aliena. Não conduz a pessoa a delírios. Em primeiro lugar leva a mesma a confrontar-se com ela mesma. Perceber sua Sombra que é parte dela. Perceber a importância de seus direitos e principalmente deveres nesta vida. Não é uma rota de fuga da realidade e sim um rota de mergulho na realidade , por mais desagradável que seja a mesma.

Isto é apenas o princípio de algo inefável que conduzirá por quem passa por isso a desvendar gradualmente o Mistério de sua Vida. Na medida que percebe realmente este Mistério surge a verdadeira Fé na Eternidade da Vida e com isto a Força para Reinventar sua própria Vida , independente da idade. É algo Eterno.

Não existe técnica para isto.

O verdadeiro e sublime amor pela pessoa amada quer tenha sido correspondido ou não , o verdadeiro amor pelos filhos , quer tenha passado por esta experiência de ter tido filhos ou não , e não os tendo , sentiu-se o sentimento transcendente de um sonho que não se realizou. Este verdadeiro amor já fez o seu papel e elevou quem percebeu e viveu sua sublime influencia. O que faz com que a pessoa cometa atos nocivos não é verdadeiro amor. Todo este sentimento profundo é o passo vital e fundamental para perceber a necessidade de ser co-responsável pelo Progresso e Fraternidade Universal e isto é o Discipulado em seus primeiros e irreais e reais estágios. De alguma forma é o início da descoberta do Mistério da Existencia e todos os que estão nisso já desconfiam séria e saudavelmente da existencia e solução gradual deste enigma. É o início Real do aparentemente Irreal.

É o Desafio do Desconhecido.

É no Desafio que se Revela O MestreGoethe 



Ricardo Maffia



quinta-feira, 24 de março de 2016

Ricardo Maffia :O CRISTO E O PODER DO EU SUPERIOR NOS TESTES DA VIDA




A Consciência Crística é o elemento por excelência que está adormecido na maioria de nós seres humanos .

Este nível superior de Consciência é o verdadeiro Mestre Interior. As tempestades que passamos durante a vida poderiam ser transformadas pela atuação da Consciência Crística.

Não confundir Consciência Crística com o Cristo. O Cristo trouxe os ensinamentos necessários que visam o despertar desta condição transcendente. Na esteira deste pensamento , Buda , Krishna , Confúcio , entre tantos Avatares , transmitiram ensinamentos para o despertar desta realidade presente em todos nós.

O Cristo histórico deu prosseguimento aos ensinamentos de seus antecessores e adicionou elementos ainda mais avançados para este despertar.

De qualquer forma poderemos generalizar e afirmar que esta Conscienca é o Sagrado em nós , o ponto de contato com o Universo , com o Uno. 



O despertar normalmente desta Consciência está na rota da vida do dia a dia , é realizado através das experiências , dos acertos e erros. Um longo caminho. 


Quem se prontifica a este despertar terá muito o que fazer , principalmente enfrentar metafóricamente o seu Herodes Interior , que na realidade é o conjunto de crenças nocivas , condicionamentos e que se rebela quando Emannuel tem o seu nascimento. Emannuel que significa Deus em Nós , é na realidade nossa Consciência Superior que quando desponta terá que fazer frente a uma série de condicionamentos que tentarão barrar o caminho de sua manifestação.

Quando as pessoas afirmam : Poderei fazer tudo com a ajuda do Cristo, ele me dará forças.... na maioria das vezes são afirmações inflamadas que promovem uma catarse mas não resolve o problema que tem origem na falta de percepção de nosso real destino. Em outras palavras , todos querem abundancia , porém a maioria não quer compartilhar. Todos querem amor , porém a maioria não percebe a real caridade. Todos querem proteção espiritual , porém a maioria não quer eliminar seus fantasmas , seus condicionamentos oriundos de anos de fomentar tônicas de vida e de atitudes ambíguas e , é claro quando se busca o Caminho as coisas ficam efervescentes pois a força da Consciência Superior irá agir e agitar o interior.

A maioria pede o Pão Nosso de Cada dia , mas não compartilha , metafóricamente o seu Pão; com esta atitude  como a Consciência Crística verdadeira irá se manifestar ?

Perdoai as Nossas Dívidas , porém muitos não perdoam e nem sabem o que é perdão; acreditam que o perdão é uma atitude sentimentalista e ao fazer uma oração automática acham-se livres de seus desafios pessoais, porém continuam com seus velhos padrões de comportamentos com muitas distorções cognitivas. Sim , fica óbvio que quaisquer Inteligência Superior como a de um Boddhisatva terá Compaixão pela ignorância destas atitudes, não obstante abrem-se caminhos porém , na maioria das vezes se retorna ao caminho antigo. É a Homeostase Psicológica Inercial.


Há muitos que se dizem ter o espírito cristão , budista , shivaísta e quem sabe mais o que. Afirmam a Fraternidade o Amor e são na realidade os mensageiros do interesse. Se dizem amigos , espiritualistas , mas só o são na falsa pele de cordeiro. Só interesse nada mais.

O próprio Senhor CRISTO afirmou : não jogueis pérolas ao porcos , pois eles às pisotearão e se voltarão contra vós!

Uma afirmação contundente que demonstra que CRISTO não é um ser bonzinho , manso como é demonstrado nas pinturas Renascentistas; na frase supracitada há uma verdadeira aula de vida e um alerta: o que estamos fazendo com nossas pérolas , com nossas vidas , com a nossa pessoa , com a nossa dignidade. Consciência Crística ou Superior é tudo isto e muito mais. É resgatar antes de mais nada a dignidade pessoal e espiritual sem termos que nos humilharmos com o pó dos hipócritas , pois Ele o Cristo afirmou : se fordes mal recebidos em uma cidade , afasteis e sacudais o pó de vossas sandálias!  Não sou eu que afirmo isso e sim o próprio Instrutor Espiritual dos Anjos e dos Seres Humanos.

Tornar-se criancinhas é estar aberto ao novo que a própria Consciência Crística nos dirigirá a seu encontro – Um Salto Quântico em nossos destinos. Isto conduz à verdadeira Humildade que não é sinônimo de humilhação e sim de Inteligência em aprender.

Não vim trazer a paz e sim a Espada. Outra afirmação : a espada representa a coragem de mudar , de tomar atitudes conquanto aos próprios condicionamentos e medos e a coragem de se afirmar neste mundo. Dar dignidade , propósito à própria vida pessoal e estabelecer dignidade no meio em que vive. Ser uma força poderosa capaz de mudar para melhor as circunstancias que envolvem a humanidade. Isto é uma tarefa e tanto. Um propósito e tanto que aliado às atividades diárias poderá ser transmitido através da força de nossa aura energizada pelo Eu Superior. Ser , manifestar o Eu Superior é ter metas supremas. Objetivos extraordinários de vida. É acreditar em suas próprias capacidades em uma oitava superior. E por que não? 


O Eu Superior é algo infinito portanto nossas vidas tem que ser o exemplo desta grandeza incomensurável e não se limitar à uma vida limitada. Ser Eu Superior é Ousar com Inteligência e Discernimento. Isto não é pretensão banal e sim coerência com tudo que significa a Consciência Crística. É ser capaz de mobilizar sistemas sociais para melhor. É Ter Profundo Sentido e Significado de Vida

Ser o Eu Superior é ter a Consciência da Plenitude Infinita e da Vida e de seu próprio Ser e viver , aplicar suas habilidades em suas áreas de vida numa aparente vida finita.
Se fosse o contrário; uma homenagem à uma resignação sem sentido perante às vicissitudes da vida , seria uma ambiguidade, uma contradição a todo trabalho dos Avatares.


O que causa perplexidade é que muitos que adentraram nesta Busca , que se interessaram pelo Caminho Transpessoal , que ficaram fascinados pelas estórias e histórias de Provas Iniciáticas , pelos Testes e anunciaram aos quatro ventos , que leram muito sobre isto tudo e quando surgem os Testes e eles inevitávelmente virão porque são necessários para o amadurecimento , aperfeiçoamento e estes mesmos Testes atuarão nas áreas pessoais mais frágeis , e é algo individual , pois não surgem da mesma forma para todos; quando surgem estes Testes , as pessoas ficam perplexas. Não entendem. Sou uma pessoa boa , por que isto aconteceu comigo? Não acredito em mais nada! Na realidade nunca Introjetou a mensagem e este lamento é Universal. Bateu à Porta do Templo , Pediu e Recebeu e notou sua própria contradição. Algo que era da boca para fora , porém muito bom porque se quiser à partir deste ponto haverá o real progresso. Nesse momento surgirão conhecidos próximos que julgarão a pessoa , e os próprios conhecidos próximos que conhecem o processo supracitado muito provavelmente a julgarão. Um Paradoxo. Enxergam o cisco no olho do próximo mas não enxergam a trave em seus próprios olhos. Poderemos perceber isso em Jó ( O Livro mais Antigo da Bíblia ) Isto acontece todo dia também.


Os Testes desnudam a pessoa . Ela própria se revela para si mesma e aí terá que ter a humildade , a Inteligência de trabalhar onde deve ser trabalhado e se reclamar , não há problema pois todos nós temos o direito de reclamar nossas dores oriundas de nossas angústias , pois somos humanos. Os Testes fortalecem e conduzem a todos nós ao Caminho Real , porem chegará o momento que é : chega de Testes ! e iremos  em direção à Autorealização com muito progresso.


A afirmação : CRISTO em nós é Esperança e Glória , encerra em si mesma muitas realidades. Esta afirmação encerra a Potentia da possibilidade de Saltos Quanticos em nossos destinos.

Cristo não só apontou o Caminho mas também nos auxilia a escolher o Caminho Certo para nos Reinventarmos. Isto é Real.


Ricardo Maffia

quinta-feira, 17 de março de 2016

Ricardo Maffia : O PODER DA FÉ NO EMPREENDEDOR

Como ter Fé?

Já foi afirmado que Fé é um Dom concedido por DEUS.

Pode-se dar várias explicações ou interpretações. Cada pessoa lida , acredita com o  Sagrado à sua maneira e este acreditar é algo íntimo que deve ser respeitado. A Experiência Religiosa é única e pessoal.

Afirma-se que há de se pedir Fé , porem muitos poderão arguir: como pode uma pessoa que não acredita em DEUS querer ter Fé , sem vivenciar a Fé?

Eu tenho a certeza pessoal que este é o ponto. Quando uma pessoa busca a Fé sem acreditar na mesma , ela no fundo já está com a semente da Fé e se  mesmo assim , ela pede a Fé , isto será um gesto de Respeito , de Humildade perante algo insondável , inexplicável que é DEUS – O UNO ou o Altíssimo.

Um Paradoxo formidável e simples : Pedir Fé. Mesmo que não se acredite , que sinta um vazio , um estado aparentemente não fértil e na angústia da dúvida mas da necessidade da resposta , a semente , a resposta já está perceptível para a pessoa. É uma questão do Sentir sem racionalizar.É algo seguro , firme , consistente. Há pessoas que mesmo neste estado , todos ou a maioria e eu incluo-me nisto , quando percebem esta certeza , surgem pensamentos da dúvida e isto gera mais conflitos. Neste momento tem que se ter a certeza , e esta certeza é a verdadeira Esperança , que a Fé está a ponto de irromper.

Não importa , penso eu , o que seria a definição de DEUS , do Altíssimo , perante tantas injustiças que ocorrem no mundo e parece que ELE não age , não atua. ELE atua , Ele age.

Quando O CRISTO afirmou : Procurai primeiro O Reino de DEUS e o resto vos será dado por acréscimo – bom , penso eu , aí neste ponto está a resposta. Sem ansiedades tóxicas , acreditar que na medida que se cresce em Fé e em Entendimento , as respostas que tanto se busca , serão dadas por acréscimo , gradualmente. Tentaram manipular a Bíblia mas não conseguiram mudar sua essencia , pois os que escreveram a Bíblia já contavam que iria haver manipulações no futuro. Estas manipulações foram mínimas, quase nada , aliás , na realidade ,não foram manipulações e sim tentativas de ajustes com interesses, não importa aqui de qual natureza , voltados aos sistemas e grupos  sociais da época. Nada deu certo e não se tentou mais interferir no LIVRO da LEI. O LIVRO DA LEI continua mais vivo do que nunca. 

Quando se afirma que tem que se ouvir a Palavra de DEUS , tenho certeza também que isto é um fato , pois ao ouvir , tudo fica registrado no subconsciente e na medida que se acredita , o Entendimento surgirá – gradualmente.

Pelas Obras os Reconhecereis : sem dúvida , pois só poderemos ter certeza que algo funciona , através dos resultados. De nada valerá eu escrever como o faço aqui neste blog , ou falar em palestras , se eu não realizo. As Obras são os verdadeiros Indicadores e as Obras são fortalecidas pela Fé. Alcança todas as áreas de nossas vidas positivamente , construtivamente , proativamente.

Ter Fé é Ser e Fazer acontecer , rapidamente e isto em Recursos Humanos é denominado de Competência Comportamental .

 A Verdade é tudo o que dá certo.

O que pode-se perder em Pedir Fé ?

Tenho certeza que só se tem à ganhar , para a vida pessoal e agregar mais valores à vida coletiva. 

A Respota Virá

O Poder da Fé Consciente em ação conduz à Autosuperação.

O agregar mais valores à vida pessoal é a marca de todo o Empreendedor e o agregar valores à vida coletiva é a marca de todo o Empreendedor Social. 

O século XXI é o século do Empreendedorismo e para ser Empreendedor tem que se ter Fé. 


Ricardo Maffia

quarta-feira, 2 de março de 2016

Ricardo Maffia : O SEU LEGADO - SHAKSPEARE - OS UPANIXADES - Creditos Imagens : NASA




Qual o legado que voce pode deixar?

O seu legado é o que você é interiormente e faz exteriormente.
É o que você faz que te define , porem um fazer alinhado com o que você é.

Não se importar com o qual juízo que os outros fazem de você é algo fácil de escrever , falar , porem difícil de Ser. E por ser difícil de Ser, é  o que define  a linha divisória do não ser e o Ser .

Ser bom é ser forte apesar de tantas fraquezas que se pode ter.

Deixe um legado em sua vida pois viver no karma é viver no comum .

Você é filho do ETERNO e sem presunção , deve honrar sua natureza. Seu Ser.

Shakspeare afirmou : Ser ou não ser - eis a questão !Complementou também : Nossas dúvidas são traidoras e poderão fazer perder o bem que poderíamos conquistar por medo de tentar!!

É uma questão como bem afirmou Shakspeare e toda questão é um enigma , há a necessidade do conhecimento real e isto é o enigma da vida pessoal : resolver esta questão.

Nos Upanixades (pt.wikipedia.org/wiki/Upanixade ) há a afirmação : Do Irreal conduz-me ao Real. Ora , quem conduz?

A afirmação dos Upanixades  acima implica em alguém ou algo que conduz , orienta , ajuda quem quer ser conduzido , caso contrário a afirmação seria uma incongruência.

Você define quem o conduzirá ou o que , pelo o que você é e a natureza do que você quer vir a  Ser .


À partir do que você é em sua natureza íntima voce desejará Ser .

No próprio desejo de Ser , há a solução de sua questão e de acordo com sua natureza íntima a resposta virá ; sim de acordo , pois é um acordo entre você e o que você desejar vir a ser .

Não tenha dúvida , este será o seu Legado . A História da natureza humana comprova isso e Shakspeare também!


Ricardo Maffia