domingo, 29 de junho de 2014

Ricardo Maffia : As Empresas e a Pessoa . Mudar Padrões para ser Empreendedor. Uma Visão Sistemica





As Empresas Mecanicistas seguem a linha de Taylor – Administração de Tempos e Movimentos. O funcionário dificilmente terá um plano de carreira de forma clara. Participará de uma Política de Benefícios Fixos , terá outras seguranças convencionais .

As Empresas Organicistas seguem uma linha mais abrangente ; por exemplo : o funcionário desempenhará sua função mas poderá aperfeiçoá-la . Participará de uma Política de Benefícios Flexíveis , e um Plano de Carreira. A empresa também patrocinará cursos de T&D , ou seja Treinamento e Desenvolvimento. A empresa é Sistemica , seus departamentos estão interligados e os funcionários receberão feedbacks de seus superiores e os superiores também darão feedbacks aos funcionários , em outras palavras , processos ascendentes e descendentes. Uma empresa Organicista geralmente estimula o Comprometimento pois dá o devido apoio aos funcionários ; poderá também estabelecer uma Política de Administração Participativa , que são na realidade os feedbacks supracitados.

Não existe um modelo ideal ,a empresa poderá ser mista , ou seja Organicista e Mecanicista , dependendo é claro do Estratégico da mesma  e sua Missão , Visão , Valores.

Em uma analogia com a vida pessoal , este não é a expectativa de todos ? Feedbacks , recompensas , reconhecimento pelo que faz e fez na vida ?

Quando oramos , esperamos feedbacks . Em nossa vida social , familiar até na alimentação , o feedback é esperado ,o resultado , o retorno.

Para se receber o feedback desejado é necessário a pessoa estar no local , com as pessoas certas e com o preparo devido para comunicar-se corretamente e estar preparada para ouvir. Uma vida sem o retorno específico conquanto às suas ações , quer seja no ambito familiar , social , afetivo , economico , espiritual , sem dúvida , é uma vida de sofrimentos e privações. O primeiro passo para sair disso é aceitar a condição real e o segundo , o óbvio e difícil também , é mudar o padrão comportamental.

Ricardo Maffia