terça-feira, 17 de novembro de 2015

H.P.BLAVATSKY -- UMA LIÇÃO TRANSDICIPLINAR ATEMPORAL - O PODER DE UM IDEAL REAL

H.P. Blavatsky foi a fundadora da Sociedade Teosófica em Nova York ( EUA ) em 17 novembro de 1875 , juntamente com os respeitáveis co- fundadores : William Q. Judge e Henry S. Olcott.

Blavatsky escreveu obras consideráveis e futuristas , entre elas destacam-se : Isis Sem Véu , A Doutrina Secreta , A Chave Da Teosofia , A Voz Do Silencio. Neste artigo não citarei as milhares de pessoas , dentre elas , cientistas , escritores , atores ...uma Diversidade de Almas Empreendedoras, inspirados por H.P. Blavatsky.

Viajou por diversos países como : Tibet , Egito , Índia , Grécia , Estados Unidos ,Américas Central e do Sul , Canadá , regiões aparentemente inóspitas da Ásia Central , Itália , Inglaterra. Escreveu seu livro : A Doutrina Secreta em Londres. Terminou sua existência física em Londres. Apesar de tantos desencontros que teve com a sociedade Vitoriana da época na Inglaterra , foi a Inglaterra , em Londres que H.P. Blavatsky teve a devida guarida e quanto a este fato , ela própria confirmou. Some-se a isto seus Irmãos Leais na Causa , dos Estados Unidos da América do Norte, destacando-se dentre eles , William Q. Judge.

Na foto acima vemos a residencia na Rússia onde H.P.Blavatsky nasceu. Foto recente.
A Obra de Blavatsky é atemporal e não se limita apenas ao surgimento de Movimentos estruturados por ela inspirados.

A Obra de Blavatsky pertence a toda a humanidade.

H.P.Blavatsky foi uma mulher notável em vários aspectos: preocupada com Justiça Social , defensora dos verdadeiros Direitos Humanos , Corajosa , Audaciosa , tinha um Coração de Leoa , pois adorava , amava e cuidava a maneira dela de seus filhos – A Humanidade.

Blavatsky falava sem rodeios perante um desafio ou injustiça , principalmente a terceiros. Leal , Franca , Direta.

Um Exemplo Vivo do : Suportar das Injustiças Pessoais e Valente Defesa dos que são Injustamente Atacados . Algo raro naquela época e nos dias atuais. Blavatsky foi e é uma verdadeira Líder.



Seus escritos atingiram a todas as pessoas no Mundo que estão na Busca Milhares de pessoas tem acesso às obras de H.P.Blavatsky , a questão é perceber a essencia que aponta para a Alma. O Objetivo de seus escritos é do século 21 para adiante;  é tão verdadeira esta afirmação , que a mesma é comprovada pelo advento da Web - a Web é não local , assim como o trabalho de Blavatsky. Um de seus Mentores ( Mahatmas ) certa vez afirmou : A Ciencia no Futuro será Nossa Maior Aliada ( Mahatma Letters M. and KH. to A.P. Sinnett - Theosophical University Press ).


Possuía ( Bavatsky ) uma Inteligência Ímpar pois tinha atributos de Gênio. Empreendedora no mais alto grau. Desbravadora . Altamente Carismática em patamares transcendentes.

Se W. Shakspeare conhecesse Blavatsky , com toda certeza ela seria motivo de inspiração para Shakspeare escrever uma obra da mesma envergadura ou superior  em essencia a Hamlet.

Como todo gênio , não foi entendida em seu século ( 19) e atualmente no século 21 há dificuldades de perceber a essência de seu trabalho e principalmente de sua mensagem.Ela própria afirmou que , principalmente seu livro A Doutrina Secreta , teria o início da compreensão humana à partir do século 21 e isto é fato. Einsten e tantos outros tinham a Doutrina Secreta  ( Livro de H.P.B. ) em suas cabeceiras.

A Teoria da Relatividade aperfeiçoada por Einsten foi inspirada pela leitura da Doutrina Secreta. A atual teoria da formação do Sistema Solar , descrita em a Doutrina Secreta ( século 19 ) é corroborada pela NASA.

Fernando Pessoa , prefaciou o livro a Voz do Silencio , livro este  que é um manual , organizado por H.P. Blavatsky.

Vários professores do MIT ( EUA) leem a Doutrina Secreta de H.P. Blavatsky. 

Duramente criticada e traída por próximos a ela e também pela Real Sociedade de Pesquisas Psíquicas ( Inglaterra) , na qual foi classificada como charlatã e tais traições e desencontradas acusações , foram motte para vários livros difamatórios a sua pessoa.

O que infelizmente não é amiúde divulgado é que a Real Sociedade de Pesquisas Psíquicas na década de 80 do século 20 , retratou-se ao negar que eram infundadas as acusações imputadas a ela como charlatã. Coisas do mundo .
Como Blavatsky viveu no século 19 , muitos de seus escritos e percepções foram adequados a mentalidade daquela época. Ela mesmo , penso eu , não tinha as informações e linguagem compatíveis ao século atual , porem muitos de seus escritos foram endossados tácitamente pela Ciência , escritos estes que abrangem as áreas da própria Ciência . As recentes descobertas científicas e até as descobertas do início do século 20 , Blavatsky já havia preconizado.

Não citarei estas descobertas nesta publicação pois há literatura séria que indicam as mesmas.

A intenção neste artigo é mostrar um ser humano que manifestou a plenitude de verdadeiro ser humano em sua existência física.

Mesmo em suas atividades as mais febris , estimulada por uma Causa pela a Humanidade , ela escrevia , escrevia , escrevia , trabalhava , trabalhava. Tudo isto com sérios , muito sérios problemas de saúde. Os médicos por várias vezes não tinham esperança dela sobreviver à crises clínicas , mas ela superava e desafiava os prognósticos e sempre se reerguia. 


Reergueu-se tantas vezes , não só de traições , mas de crises de saúde , enfermidades , que ao mesmo tempo deu um impulso de so-erguimento a varias Almas descrentes com suas próprias vidas e instigou Almas em Busca do Significado da Existencia.

Indiretamente reergueu a Ciência , haja visto a Física Quântica com seus exemplos que se coadunam com os escritos de Blavatsky , bem como a Física Solar , Mecânica Quântica e a Física Relativista.

Nota-se Blavatsky dando nova vida a argumentos hoje abordados em Sociologia. Quebrava Paradigmas.

Um trabalho de Amplo Espectro.

Se Victor Frankl e Blavatsky se conhecessem nesta existência terrena , sem dúvida alguma escreveriam um Livro juntos sobre a Esperança de Tornar-se um  Ser Humano Integral. Blavatsky e A. Maslow escreveriam em profundidade singular sobre os Aspectos das Necessidades Humanas e da Interação da Realidade Transpessoal .

Blavatsky , Jung , Joseph Campbell , produziriam um Livro a três mãos sobre a vida por trás dos Mitos e Símbolos com abordagem perfeita e clara sobre o Inconsciente Coletivo.

Ninguém conseguiu resolver o enigma de como Blavatsky conseguiu ter acesso a tantas informações e uma Sistematização de um Conhecimento Transdiciplinar  como ninguem o fez até os dias atuais ( na realidade , alem de seus Talentos , Conhecimentos , Habilidades e Atitudes, estavam os Mahatmas M. , KH unidos de mãos dadas com ela); em uma vida tão restrita naquela época , pois não havia a informação integrada , uma realidade de fins do século 20 para o 21! Apenas os que estão séria e comprometidos à Causa sabem pelo menos em parte este enigma.

Blavatsky foi e é uma Missão Cumprida e uma Lição de Vida.

Adaptando a sua vida ( H.P.Blavatsky ) com tantos desafios , poderíamos nos inspirar em sua audácia para empreendermos ações que alcancem positivamente os diversos setores de nossas vidas , incluindo nossos sonhos de realizar e também agregarmos valores aos Sistemas Sociais.

O trabalho e exemplo de Blavatsky mexeram intensa e positivamente com o Inconsciente Coletivo.

Repetindo : Seus livros foram escritos a todos os que estão sinceramente  na Busca , Coletivamente ou Individualmente. Sua Obra Transdiciplinar , Sua Vida , são Patrimonios da Humanidade.

Blavatsky foi uma mártir poderosa , feliz e Redentora do Conhecimento e Valores Humanos.

Blavatsky verdadeiramente tinha e tem AMOR pela Humanidade. Sua Vida Testificou e Testifica este AMOR Real . Em tempo * H.P. Blavatsky foi sempre grata aos Ingleses e especialmente a cidade de Londres.

Importante : foi William Q. Judge , nos Estados Unidos que deu continuidade ao trabalho de H.P.Blavatsky. Seu trabalho continuou através dos que estavam engajados na essencia do propósito inicial através dos mobilizadores nos Estados Unidos. Após Wiliam Q, Judge coube a  Katherine Tingley , G. De Purucker , James A. Long, Colonel Arthur L. Conger , Grace F. Knoche, Randell C. Grub entre outros  expoentes brilhantes, empreendedores reais e outros progressistas expoentes Ingleses dentre eles A.P. Sinnett , A. Besant ,C.W. Leadbeater , George Arundale , Cyril Scott , Jinarajadasa (Indiano), Geoffrey Hodson , John Coats , IK Taimni ( India ), Sri Ram ( India) , Radha Burnier ( India ) , Olinda Pugliesi ( Brasil) , Joaquim Gervásio de Figueiredo ( Brasil) , Cinira Riedel de Figueiredo ( Brasil) , darem um impulso mais intenso  ao projeto sistemico de expansão da consciencia planetária , iniciado por H.P. Blavatsky.

De qualquer forma , a busca é Interna e cabe ao Buscador ,vivenciar sua própria busca e descobrir , tornar-se seu próprio Caminho..

Ricardo Maffia ( FTS - PASADENA THEOSOPHICAL SOCIETY MEMBER - US ) .