sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ricardo Maffia : O ATUAL PROCESSO DE INICIAÇÃO PESSOAL E DA HUMANIDADE - Crédito Foto : NASA

 




As Tradições e verdadeiras Escolas Iniciáticas existem há séculos mas a Humanidade atualmente ingressa em uma nova fase de desenvolvimento espiritual.

A humanidade encontra-se em um verdadeiro processo Iniciático que impulsiona-a com toda força a novos patamares evolutivos.

Individualmente , todo ser humano pode tornar-se Iniciado independente de pertencer à uma linha de aprendizado formal , uma organização ou não , pois o processo atual tem por objetivo o estabelecimento do contato com as Inteligências Superiores à partir do Interior da própria  pessoa.

Fica claro que todos que se interessam por significados mais profundos da existência e interiormente estão alinhados a um propósito maior tem o Caminho aberto para a Iniciação.

Ao realizarmos uma leitura do mundo , notaremos que , apesar de coisas muito tristes que se fazem presentes , notaremos muitas indicações da própria Ciência e outras ações Culturais , associadas a movimentos honestos , em sua maioria , movimentos estes voltados ao bem estar do Planeta. Houve um impulso de Expansão da Consciência ao final da Segunda – Guerra Mundial.

Na década de 80 do século XX , surgiu o Movimento New Age , tendo como referencia a Convergência Harmônica.

À partir deste Movimento abriu-se um caminho para uma presença mais intensa de várias linhas místicas e nesta Dinâmica , percebe-se a integração das áreas da Psicologia , particularmente a Transpessoal , Ciência , Recursos Humanos em busca de uma União com a  Espiritualidade .

Atualmente se fala das gerações Y , Z ou Crianças Índigo , Cristal e esta classificação , está associada com novas abordagens pedagógicas apropriadas à estas gerações e às futuras.

Os Recursos Tecnológicos , quando inteligentemente aplicados , são ferramentas importantes para o Conhecimento.

No passado os sábios tinham muitas dificuldades para comunicarem suas idéias.

Imaginem um Shakspeare enviando uma carta , um Roger Bacon , Francis Bacon , um Freud , Jung , Einstein... as edições de Jornais que demoravam muito para chegar de outros países. Se retroagirmos mais ainda , havia a comunicação através de Tambores e Fumaça; mais recentemente o telégrafo , Fax.

O Salto na Consciência Planetária que evidenciou-se em 1875 um ano incomum , com o aparecimento de H.P.Blavatsky e seu trabalho , que se observarmos bem , era um trabalho visto como mistico naquela época e para quem está com sinapses bem ativas , este trabalho atualmente dá respostas para muito do que ocorre com a civilização e desvela-se mais que místico na acepção comum do termo. Só um exemplo : no Livro de H.P. Blavatsky , A Doutrina Secreta , há a teoria da formação de um Sistema Estelar , em nosso caso , Solar e esta teoria é a que é aceita atualmente pela NASA. Em outro ponto da obra , só mais um exemplo , há a afirmação da divisão do Átomo e que o Átomo não é um núcleo denso. Ora isto , foi descoberto anos após a primeira edição de A Doutrina Secreta. Neste período tivemos as Mahatma Letters M. and KH to A.P. Sinnett e estas futuras descobertas pela Ciência já foram antecipadas pelos Mahatmas que transmitiram as informações para H.P.Blavatsky. Estas cartas inspiraram não só á H.P.Blavatsky mas a Einstein e muitos outros cientistas. Estas Catas estão sob a guarda do Museu Britanico em Londres.

Ainda no século 19 vemos surgir também um trabalho formidável e poderoso de Eliphas Levy , Papus , Allan Kardek , Stanislas de Guaita , Philippe De Leon , MacGregor Mathers, William Wetscott. Grandes Mobilizadores do Espiritualismo Ocidental. O trabalhos destes foi de uma envergadura considerável , destacando-se suas atividades que estimulavam e estimulam até os dias atuais a ação , o Pragmatismo. Simplesmente eles saíram da especulação abstrata e determinaram atitudes práticas em relação à vida diária unindo-a com a espiritualidade.

Este Salto na Consciência Planetária , inevitavelmente faz com que haja progressos em muitas áreas da humanidade ao mesmo tempo que o que é ruim , oculto na psique individual e coletiva , surja. É o que vemos - uma ebulição na civilização com as aspectos bons e muitos ruins de forma intensa.

O que fica evidente ? No processo Iniciático , há gradualmente Expansão da Consciência e assim sendo , o Karma é acelerado e por consequência o que está latente e que é bom vem à tona na psique e vida pessoal e o que é ruim também ; fases necessárias para o Auto-conhecimento. Em uma outra proporção e contexto , o mesmo está ocorrendo com a humanidade e este é o ponto: Como a Humanidade está em um processo Iniciático em um Ciclo Menor , comparado ao Ciclo Pessoal dos que buscam , que é mais intenso , há simultaneamente um desenvolvimento da Expansão da Consciência de forma Sistêmica . Conclui-se que a Humanidade é um processo vivo de Iniciações , uma Escola de Iniciação e quem busca o Caminho tem esta Escola  ( a Humanidade ) para se desenvolver , na proporção do que tem em seu interior , porque tudo está Interconectado.

Atualmente não há como separar Oriente do Ocidente , pois é um todo integrado. Não cabe mais o pensamento preconceituoso muito comum em mentes sem Competencias como : minha linha de pensamento é a melhor. Atitudes como estas são sectárias.

Na medida que a pessoa se conscientiza em teoria e prática , a mesma atrairá a atenção de Inteligências Superiores para guiá-la , inspirá-la , mesmo que não se tenha a percepção destas Inteligências , porem estas Inteligências à inspirarão principalmente para perceber os Sinais de seu Eu Superior , que é o verdadeiro Mestre. A Busca pelo Mestre é a busca pelo Eu Superior. O Eu Superior desencadeará muitas Sincronicidades na medida do entendimento e compreensão da pessoa , para que a mesma , de forma pragmática entre em ação e reinvente-se e ao reinventar-se compartilhe.


Ricardo Maffia