terça-feira, 24 de julho de 2012

BATMAN - A FORÇA DE UM MITO O ANO DE 2012 E JOSEPH CAMPBELL

O Ano de 2012 como já havia afirmado em uma publicação que não está mais neste blog ( talvez eu a republique) é um ano de Paradoxos e de transformações rápidas e intensas. Quebra de Paradigmas , Mudanças Geopolíticas , Problemas sérios com a Economia Global , tudo isto convergindo para um Despertar mais Significativo da Consciência Humana.

Da mesma forma que o filme ET de Spielberg foi um marco no Inconsciente Coletivo para a década de 80 do século XX e o trágico 11 de setembro para o início do século XXI , o filme Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge , para quem percebe sinais de sincronicidade é um alerta para a Consciência Planetária.

Muitas vezes de forma incomum e inefável , somos alertados e orientados de forma imperceptível e este extraordinário filme faz parte deste processo , claro que não faz parte desse processo a presença de um indivíduo em uma sala de cinema atirando em todo mundo e tendo acesso à sala através da porta de serviço (?)


Infelizmente o que ocorreu na pré - estréia de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge em uma cidade do Estado do Colorado – nos EUA deu inúmeras falácias conquanto ao Filme.

Na realidade , o filme dirigido pelo excelente Diretor de Cinema Christopher Nolan , o mesmo que dirigiu o excepcional filme  , A Origem , o filme Batman não tem uma relação direta com o tiroteio ocasionado por uma pessoa , vitimando assim dezenas de pessoas inocentes e gerando um trauma sem precedentes em âmbito mundial. Na realidade o atirador estava aparentemente com Transtorno Mental severo , digo aparentemente pois não represento nenhum médico da área da Medicina Forense e não é minha função nem direito legal analisar a psique do atirador; este atirador estava sob a máscara ( metáfora ) de um personagem do filme anterior e também há de se pensar como uma pessoa que não possuía condições financeiras poderia sozinha transformar sua residência em um verdadeiro arsenal.

O filme Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge  é contra até tudo o que ocorreu e também , em sua mensagem , é uma crítica evidente em relação aos atuais Sistemas Sociais. Gotham City é uma espécie de codinome para a cidade de Nova York porem Gotham City não é só co-dinome de Nova York é com certeza co-dinome de várias metrópoles do Mundo. A cidade de  São Paulo , por exemplo é uma Gotham City - um Caos Camuflado. Uma Babilonia da decadencia caso não haver lúcidas ações importantes de justiça e ordem social. Há pessoas de Bem que necessitam de ver seus caminhos abertos para cooperar com o progresso social. A crítica que o filme faz sob máscaras de vilões e heróis , que não deixa de ser uma metáfora visual e sonora , esta crítica está voltada para um sistema de corrupção presente em vários setores das atividades humanas em todo o mundo. É um retrato claro e fiel dos Paradoxos da Civilização. 



Batman não é um super-herói com poderes , é um ser humano comum que decide resgatar reais valores que hoje e há muito tempo estão incipientes na história da humanidade. Aponta para a realidade que é a convivência com o Bem que quer estar presente , porem muitas vezes eclipsado pelo mal que é a ignorância moral da  consciência basal humana sempre em evidencia nos Sistemas Sociais tendo como Indicador explícito os políticos corruptos que distorcem realidades e necessidades de povos , fazendo com que haja pressão incomum nas camadas sociais  menos favorecidas , o que resulta em distorções sociais que surgem como miséria , doenças , principalmente psiquiátricas , aumento da criminalidade , drogas , aliás as drogas estão presentes de forma mais significativa em camadas sociais mais favorecidas , pois se tornou um ingrediente básico para muitas reuniões ou festas realizadas por pessoas que pertencem a grupos sociais favorecidos economicamente , não todos , o que seria uma injustiça esta observação , porem em muitos.

Muitos podem afirmar que o filme é um gatilho para desencadear ações psicopatas , mas até um novela , uma história em quadrinhos , um vídeo-game ; o gatilho mais poderoso é um sistema social injusto.

Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge , toca Arquétipos presentes no Inconsciente Coletivo e tenho certeza que em uma espécie de Ressonância Mórfica ( Rupert Shaldrake) este filme exerceu sim um gatilho para se pensar e refletir, tanto é verdade esta afirmação que o Mundo ficou estarrecido com o que ocorreu. É um alerta também , sem atitudes neuróticas , para se elevar a segurança nas salas de cinema , pois as mesmas que são uma área de lazer e entretenimento , são alvos frágeis para mentes perturbadas ou quaisquer outras atividades criminosas como os atuais arrastões , que possam colocar em risco os que nelas estão. Já imaginaram arrastões em cinemas? Isto é um alerta para as autoridades que cuidam da segurança.

Na esfera individual , Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge , mostra a saga de um herói que quer o bem , luta pelo bem mas é injustiçado pela sociedade , utilizam sua imagem como o real vilão; se refletirmos , a saga  de milhões de heróis urbanos , salvo as devidas proporções , que sempre realizam atos heróicos cotidianamente , como por exemplo os Bombeiros , os pais de famílias que acordam muito cedo e se deitam quase próximo à hora de acordarem para levar o sustento a seus filhos que poderão ser tragados por uma sociedade injusta e levados à criminalidade. Estes heróis anonimamente levam sopas , comidas ao moradores de rua , aliás há muitos moradores de rua com capacidades as mais elevadas e tornaram-se vítimas de injustiças dos grupos sociais a que pertenciam.

Mais precisamente é o Herói que não é reconhecido e muitas vezes injustiçado e traído por aqueles que auxiliou, aliás nota-se este fenômeno todos os dias. Muito tempo durará para a humanidade reconhecer quem à beneficiou e este reconhecimento , caso haja , só o será no futuro quando a pessoa , talvez nem esteja mais nesta existência da realidade.Isto sempre aconteceu.

Embora e com muita razão William James afirmou que o ser humano tem a necessidade de ser reconhecido e isto é normal , muitas linhas do pensamento humano que estão voltadas ao aprimoramento pessoal e espiritual afirma por Resiliencia para fazer o bem e não olhar para trás e nunca baixar a guarda.

O filme mostra a luta com a Sombra de todos nós ( Jung) , apresenta os vilões representantes da mais baixa sensibilidade e dignidade humana , muitos deles vestidos como autoridades públicas ou econômicas.

O filme lida com o ciclo do Herói , Descoberta de um Propósito , Ação voltada ao Propósito , Noite Escura da Alma , Crises Existenciais , Renascimento. Este ciclo se observamos está presente em todas as nossas atividades significativas e principalmente em nossa Busca do Significado de Existência.

Se o filme contem cenas de violência? Evidente que sim , mas a violência maior está em nosso cotidiano , vemos isso na mídia. Crimes , Guerras , Déspotas , Manipulações Econômicas , mas há uma violência crítica que é  a pessoa não se aceitar , não assumir suas capacidades e ser massacrada psicologicamente por circunstancias geradas por manipuladores de sistemas sócio- político-economicos.

Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge , deixa bem claro o que é a Kali – Yuga ( era da ignorância ) dos Upanixades , em que a humanidade encontra-se quase no apogeu desta era – é por isto que vemos o que vemos , mas poderemos mudar isso tudo para melhor. Embora o sub-título é O Cavaleiro das Trevas , na realidade o herói combate estas trevas. Este Paradoxo de sub-título é mais uma genialidade de Christopher Nolan .

Se fizermos uma leitura sob o ponto de vista místico , é o relato simbólico dos verdadeiros Iniciados e Guardiães da Humanidade.

A maior parte do elenco de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge , fez parte do filme  A Origem , inclusive o ator que faz o personagem do vilão Bane. Todos grandes atores, Christian Bale , que faz o papel de Batman ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme O Vencedor. Temos os extraordinários Morgam Freeman , Michael Caine , Anny Hatawey ( a Mulher Gato ). Um produção impecável com milhares de figurantes , que gerou milhares empregos diretos e indiretos.

Em tempo* : As atuais Empresas Organicistas levam em conta as Competências Comportamentais , que são dentre outras a ética , Flexibilidade , Iniciativa , Comprometimento. Um claro aceno de que aos poucos a humanidade apesar do quadro triste , aos poucos caminha para um Resgate Humano Real e temos que seguir os exemplos daqueles que estão abrindo caminhos e não faltam exemplos de verdadeiros heróis da História da Humanidade – fácil conferir hoje pala web.

Tenho certeza que Joseph Campbell encontraria material de primeira ao ver este filme como encontrou em Guerra nas Estrelas e inspirou George Lucas , um grande leitor de Joseph Campbell ( O Poder do Mito)



As pessoas se esquecem pois no livro de Campbell - O Poder do Mito , há muitas análises de filmes extraordinários e com certeza o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge , virtualmente já faz parte deste livro.

Tenho certeza de que o Ano de 2012 aponta para quem se interessar por Mitos , aponta saídas para um reencontro com a natureza mais profunda de todo o ser e de lá resgatar o que se tem de melhor, não sem lutas e auto-superação e nisto reside o importante significado do filme.

Pequeno spoiler : como no filme , A Origem  , Christopher Nolan gerará dúvidas e pistas ao final.

O Filme do Ano 


Ricardo Maffia