terça-feira, 17 de maio de 2011

As Necessidades Humanas ( A. Maslow ) e a Autosuperação

A. Maslow descreveu as hierarquias sobre as necessidades humanas de forma clara e direta.


  • Necessidades Fisiológicas : Alimentar-se , Processos digestivos , Saúde física e sexual .
  • Necessidades de Segurança : Moradia , Emprego , Salário.
  • Necessidades Sociais : Relacionamento afetivo saudável , Relacionamentos Interpessoais saudáveis.
  • Necessidades de Estima : Autorespeito , Autoconhecimento, Ser pró-ativo.
  • Autorealização : Realizar o que gosta e ter recompensa por isso. Ter um Sentido de Vida.. A Autorealização postulada por  Maslow  é o processo a que ele descrevia como o início das Experiencias de Pico , ou seja , as Expansões da Consciencia . ( O Eu Superior ).
As Hierarquias das Necessidades de Maslow são aplicadas em empresas e também na esfera individual.
Se alguns desses ítens são ou estão fragilizados , proporcional ao estado de intensidade , a pessoa terá problemas. Isto não é novidade porque todos os seres humanos de alguma forma estão fragilizados em alguns desses ítens. A vida é um constante preencher ou tentativa de preencher estas necessidades.

É fundamental percebermos onde se encontram as lacunas e procurarmos respostas em nós ou através de parametros demonstrados por pessoas a quais possamos recorrer. Só , é impossível .

Adaptando as Hierarquias das Necessidades de Maslow aos conheciementos atuais , percebemos que como estamos interligados tecnológicamente , poderemos adotar como metáfora estas ligações no sentido de estarmos conectados em um outro nível. A Teoria dos Campos Morfogenéticos ( Rupert Shaldrake ) é um fundamento para quem acredita em uma Visão Sistemica do Ser Humano e reunindo forças conseguir a mais absoluta convicção que , ao quebrar condicionamentos psicológicos nocivos , de forma orientada é claro , poderá formar uma nova vida . O Acreditar em Deus ( a sua maneira ) e ao mesmo tempo manifestar uma Vontade Resoluta e Disciplinada , aliada a conhecimentos saudáveis são , portanto , elementos e Atitudes imprescindíveis  para a Autosuperação. 

Ricardo Maffia