quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ricardo Maffia : A NECESSIDADE DA COERENCIA DAS EMPRESAS E DE SEUS GESTORES



O princípio da Diversidade na Unicidade está presente principalmente nas empresas organicistas.

Todas empresas Organicistas são Sistemicas. Os Departamentos estão interligados e há um circuito vivo entre os mesmos.
Ficar à margem desta realidade é distanciar-se do progresso.
Toda empresa Organicista oferece Treinamento e Desenvolvimento, Benefícios Flexíveis ,  a seus funcionários.
Para ser um funcionário de uma empresa Organicista e progredir tem que ter :

Competencias Técnicas , Comportamentais , Essenciais , Humildade ( vontade e querer aprender ) e o principal , Comprometimento.


  

Uma empresa que apenas suga o trabalho e tempo de seus funcionários sem dar um feedback positivo está fadada à falir , pois sem Treinamento e Desenvolvimento o rendimento e interesse dos funcionários declina. Este fenômeno indica claramente uma falta de alinhamento entre os setores : Estratégico, Tático , Operacional e um problema na área de Recrutamento e Seleção. Toda Empresa séria tem um Código de Ètica que naturalmente há de se dar ciência para o funcionário e todo funcionário tem que ter um Código de Ética para ser assimilado. Isto tem que estar documentado pois é a salva-guarda para empresa e funcionário- (em tempo *Um problema sério que poderá ocorrer é o Assédio Moral Descendente e Ascendente, assédio este das mais variadas naturezas. Envolvimento entre funcionários  e/ ou do Estratégico , Tático da empresa é o caminho na maioria das vezes para o caos. Lembrem-se pois a Ética é coletiva e a Moral é Individual)).

Em uma empresa sistemica a Administração Participativa é importante porque estimula a todos, porém estes conceitos e aplicações de nada valerão se o Estratégico da empresa não tiver esta consciencia. De nada vale o Estratégico da empresa querer se reciclar se este processo for apenas formal , para apenas ganhar uma visibilidade falsa ; isto gerará um Endo-Marketing negativo já que os integrantes do Estratégico tem que vivenciar , introjetar essas novas realidades . Para tanto os mesmos tem que ser as mudanças que desejam aplicar. Ser , não estar.

Administração de Conflitos , Desenvolvimento Organizacional , são subsistemas importantes para a expansão e lucro da empresa; para tanto há de se ter Gestão. Gestão de Pessoas e de Conhecimento. Um estratégico recuperado poderá ter que realizar ações como Downsizing e o mais radical : uma Reengenharia.


O mesmo se dá na vida. Uma via de mão única resulta em resultados por algum tempo pois aos poucos os chupins se desvelam e as pessoas se afastam.

A Humanidade passa por um período de transformações importantes em todas as áreas , principalmente no que se refere à consciencia.

Os conceitos sólidos espirituais convergem para os sistemas de Administração Geral e vice versa.  

As pessoas na vida , como no ambiente corporativo , se Autorecrutam e Autoselecionam-se, daí vemos e temos  os resultados com seus Indicadores. Muitas vezes há a necessidade de um Downsizing na vida pessoal ou uma Reengenharia , ou seja , limpa-se tudo , mantem-se a experiência e Inova.

Ricardo Maffia