domingo, 23 de agosto de 2015

A Ansiedade Normal A Ansiedade Tóxica A Ansiedade Sagrada

Os distúrbios de ansiedade quando não tratados de forma conveniente atrapalham e muito a vida pessoal.
Neste texto não farei ligações com o vetor espiritual , pois em outra publicação neste blog há menção a respeito.

Adianto que ser ansioso não é demérito porque são as pessoas ansiosas que fazem acontecer. O problema reside quando a ansiedade passa dos limites. Cada pessoa é um histórico particular . Não há como generalizar. Adianto que o diagnóstico é feito por um Médico , Psicólogo , Terapeuta Transpessoal e /ou especialidade correlata devidamente qualificado através de Instituições Éticas.


Existem tres tipos de Ansiedade :

·        Ansiedade Normal : cada pessoa tem seus limites de ansiedade ; a ansiedade nos limites é saudável.

·        Ansiedade Sagrada : é justamente baseada em tres perguntas que toda a pessoa faz à si mesma , não importa cultura , origens , sistema social. De onde vim? O que faço aqui e para Onde Vou? Estas tres perguntas estão relacionadas com a vida e quando não devidamente encontradas suas respostas , independente da situação pessoal o que poderá ser estável , surgirão as Crises Existenciais acompanhadas por Depressão de Ansiedade. Esta área relaciona-se com  uma de minhas especialidades : Terapia Transpessoal ( a Terapia Transpessoal detem várias ferramentas e muitas relacionam-se com a Expansão de Consciência ou Experiencias de Pico , formuladas por A. Maslow)
·        Ansiedade Tóxica : um problema; deriva-se de stress , pré-disposições genéticas , frustrações enfim uma série de fatores que é impossível aqui escrever porque cada pessoa tem sua própria história. A Ansiedade Tóxica gera as distorções cognitivas , um verdadeiro problema que coloca a pessoa em uma interpretação erronea dos fatos e sobre si mesma. A Ansiedade Tóxica poderá ser o gatilho para a Depressão , TOC , Transtornos de Panico.

Temos também o D.D.A. – Déficit do Distúrbio de Atenção. Pessoas muito inteligentes e hiperativas. Iniciam-se os sintomas no período infantil. O problema é que essas pessoas são tão inteligentes  , mas em função da hiperatividade não tratada , as mesmas poderão começar uma série de coisas ao mesmo tempo porque são Hiperativas e Inteligentes , mas dispersarão a atenção e não concluem. Com o tempo a pessoa começará a demonstrar alterações no humor , muita irritação e depressão.

Poderá haver D.D.A. com Transtorno de Pânico , depressão e outras manifestações da ansiedade tóxica.

Crianças com D.D.A. tem muitas dificuldades de assimilarem a Pedagogia Tradicional porque são muito Inteligentes. Existem adultos com D.D.A. e nunca souberam disso e suas vidas passam a ter comprometimentos. A falta de informação e preconceito levam as pessoas a sofrerem sem necessidade.


Tratamento : um Médico ( alopata e/ou homeopata) ,  Psicólogo , Terapeuta qualificado.
Diagnóstico : Médico ( alopata e/ou homeopata) ,  Psicólogo , Terapeuta qualificado.

Não se aventurem à automedicação. Não se aventurem ao autodiagnóstico. Não se aventurem à solicitar opiniões de quem não entende.


Não tenha preconceitos com os remédios alopáticos . Um grave erro que muitos ignorantes disseminam. Os remédios dão resultados excelentes desde que devidamente prescritos. Fale com seu médico sobre os efeitos colaterais, geralmente as pessoas ansiosas somatizam os efeitos.  Não se auto-medique. Não comente com ninguém caso esteja em um tratamento , somente comente com familiares e amigos que tem a cabeça no lugar...um pouco difícil hoje em dia. A Homeopatia , Acumpuntura , Massoterapia , Terapia com Florais são caminhos importantes desde que se encontre um especialista realmente qualificado nestas áreas. 

Se tiver que tomar remédio a vida inteira , qual é o problema? Veja o custo-benefício.

Lembrem-se por favor; diagnóstico através de médico seja sua especialização a Alopatia ou Homeopatia ou através de um Psicólogo , inclua-se nesta área a Terapia Transpessoal.



As Terapias diferenciadas como : Acumpuntura , Florais , entre outras importantes o são extremamente válidas desde que sejam aplicadas por um profissional devidamente qualificado. Tratam a pessoa de forma Sistemica e este ( em minha convicção) é o tratamento ideal.

Se voce é ansioso , Parabéns!!!

Este texto foi escrito com o intuito de esclarecer , mas repito , diagnóstico e orientação , somente através de um Médico , Psicólogo , Terapeuta devidamente qualificado.

Sobre o Tema Crises do Despertar e A Emergencia Espiritual , há neste blog matéria relacionada. Nesta área específica e que fica mais evidente nos tempos atuais , a Terapia Transpessoal é a excelência pois lida com os mecanismos do Superconsciente.

Freud forneceu a realidade do Ego ( pscicanalítico ) , Superego , Alterego.

Jung foi mais além , assim como Aldler , Aaron Beck ( Cognitiva- Comportamental) , Frankl ( Logoterapia) , Roberto Assaglioli (Psicossíntese), A. Maslow ( Transpessoal).

Por último; independente de suas crenças um pedido de toda a alma para DEUS ( a necessidade do Sagrado) , que através do Eu Transpessoal ( Superconsciente , Eu Superior )poderá fazer com que se encontre as respostas certas , o médico ou profissional de saúde certo e o remédio certo, ou , quem sabe algo incomum pois voce mobilizirá Forças Coerentes que trarão respostas.

Por último recomendo: se assuma como Digno de Realizações. Se Respeite, se posicione sem receios e a Vida lhe Respeitará...e os outros também!!


Ricardo Maffia